segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tatuagens necessitam de cuidados especiais ao tomar sol na praia



No verão, as tatuagens ficam mais expostas nas peles de homens e mulheres de todas as idades. Os desenhos e as cores são variados, mas os cuidados com a pele deve ser redobrados quando expostas ao sol. O G1 percorreu as praias do litoral paulista e falou com um tatuador para saber como as pessoas cuidam da arte na pele.
A jovem Adriana Cruz, de 27 anos, tem desenhado nas costas uma tatuagem em preto e branco, mas nem por isso ela cuida menos do desenho. “Eu me previno e passo protetor solar fator 100 na minha tatuagem, já no corpo só passo fator 30”. O marido dela, Jaques Carvalho, tem uma tatuagem em todo o braço esquerdo e reforça a proteção sempre que vai à praia. “Passo protetor solar fator 50 no braço, mesmo quando não estou na praia”, disse Jaques.
O importante, além de exibir os desenhos na pele, é protegê-los contra as irradiações solares que, segundo o tatuador Fabio Satori, podem ser muito prejudiciais à tatuagem. “O sol tem o mesmo poder de quebrar os pigmentos da tatuagem na pele, assim como o raio laser. A diferença é que o laser é um raio concentrado em um único ponto, por isso a remoção de tatuagens com o laser é mais rápido. Porém, em longo prazo, os raios de sol exercem praticamente a mesma função. Por isso que quem toma mais sol, como surfistas, por exemplo, tem as tatuagens mais desbotadas do que as tatuagens de quem não costuma tomar tanto sol”, explicou.
Satori ressalta que o protetor a ser usado nas tatuagens quando está na praia, de preferência, deve ter fator acima de 30. Ele também afirma que é importante hidratar a pele. “Passar hidratante na tatuagem, assim como protetor solar no dia-a-dia, ajuda a preservar a tatuagem por mais tempo. No cotidiano recomenda-se um protetor solar de um fator mais baixo, como o fator 15”, disse.
O cuidado não é dispensando nem por quem tem tatuagens menores, como é o caso da turista de Minas Gerais Mayne Cunha. Ela tem uma estrela na barriga. “Mesmo sendo preta e pequena, cuido bem da minha tatuagem com protetor solar e bastante hidratante”, diz Mayne.
A jovem Olívia Leandrini tem 12 tatuagens espalhadas pelo corpo, mas nem por isso deixa de aproveitar o verão na praia. “Passo protetor fator 50 nas tatuagens, mas não deixo de curtir o sol. As tatoos estão bem coloridas ainda”, afirma Olívia.
O tatuador ainda reforça que o cuidado deve ser ainda maior se a tatuagem for nova. “Em caso de tatuagem nova, que ainda esteja no período de cicatrização, deve-se lavar a tatuagem usando sabonete antisséptico duas a três vezes ao dia. Passar uma camada fina de pomada cicatrizante toda vez que lavar e/ou trocar o plástico. Não coçar ou arrancar as cascas. Após dez dias de tatuagem feita, tomando os devidos cuidados, já é possível ir à praia”, explica Satori.


Nenhum comentário:

Postar um comentário