sábado, 30 de junho de 2012

Pet de rabiscado

domingo, 10 de junho de 2012

10 Super dicas para não se arrepender da sua 1ª Tatuagem

1 – A escolha do desenho
A escolha do desenho certo e local certo podem garantir o sucesso ou fracasso da sua tatuagem.Tatuagens têm o poder de mudar o destino de sua vida.Você já deve ter ouvido alguém dizer não faça, depois você não vai conseguir emprego! Realmente isso pode acontecer, porém com uma tatuagem mal escolhida, em um local errado, pois ela irá te estigmatizar ou vender uma imagem ao qual não tem nada haver com você, a faça com critério e nunca por impulso. A opinião do profissional ao qual você vai confiar em deixar tatuar é muito importante assim sempre questione: “Vai ficar legal?”
Não deixe que isso influencie totalmente na sua decisão, a tenha somente como uma segunda opinião.
Para o tatuador profissional, a opinião mais importante é a sua. E a terceira da sua amiga, amigo, pai ou namorado, que costumam ter muita influencia na decisão final quanto ao desenho e local, e conseqüentemente são essas pessoas que deixaram se persuadir por outrem, que acabam fazendo a coisa errada ou seja um desenho sem paixão, ou em um local que com o tempo ira desgastar a sua relação com ele (desenho). Estes primeiros passos são os mais importantes, volto a frisar, fazendo a escolha do desenho e local certo você viverá em plena harmonia com sua tatuagem e com certeza será admirada (o) pela arte viva que passará a ser.
2 – Local credenciado
Um estúdio de tatuagem que garanta sua integridade física deve ser regulamentado, registrado, possuir alvará de funcionamento e serem autorizados pela vigilância sanitária. Para tudo isso, existe documentos comprobatórios que provam serem uma empresa, possuir um numero de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), pois se por acaso algo venha a dar errado quem você vai procurar? O Zé da esquina?
Ter pelo menos um certificado de Biossegurança e preferencialmente estar sindicalizado a uma entidade de classe com credibilidade. No Brasil temos o SETAP-BR (Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing do Brasil), estar dotado de equipamentos específicos para a assepsia e o mais importante: devem ter um certificado ministrado registrado por médicos patologistas, pois precisam ser instruídos quanto ao manuseio de todo esse equipamento assim como a rotina e procedimento na esterilização e desinfecção do local, estarem aptos a responder todas as suas dúvidas, assim como uma simples pergunta sua “Como você garante minha saúde e bem estar?
Peça para eles te mostrarem tudo antes de você decidir por se tatuar naquele local, veja a arrumação do ambiente, desde o estado dos móveis e utensílios, até mesmo a atenção dispensada pela suas indagações, desta maneira dá para você concluir se sentiu ou não firmeza no local e pessoal.
3 – Simplicidade pode ser a solução.
O simples muitas vezes é a melhor opção, desenhos complexos e de muita imaginação em sua maioria são difíceis de serem materializados da mesma maneira que você os tem em mente, por melhor que seja o tatuador dificilmente ele conseguira sintetizar as forma exatas que você imagina, digo desenhos complexos.
4 – Encontrando o tatuador certo.
É sua responsabilidade de se certificar da qualidade desse profissional. Então, como vou saber se ele é o certo para mim? Você deve conhecer primeiro os trabalhos realizados por ele, mesmo que por foto, e local deve ser credenciado a executar a arte da tatuagem (loja legalizada). É sempre bom encontrar um artista que tem alguns anos de experiência, temperado com o estilo de arte que você escolheu. Peça para ver alguns de seus trabalhos acabado, um tatuador profissional terá diversas fotos de seus trabalhos pra poder serem vistas.
Se ele não tiver fotos que comprove sua habilidade este é um mau sinal. Observe cuidadosamente as imagens. Verificar a qualidade dos contornos em preto, serão estas linhas limpas e frescas? Ou são elas precárias e irregulares? Além disso, olhar para a cor ou o sombreamento, são as cores brilhantes e sólidas ou são embaçadas, com partes faltando? Será que as cores estão harmoniosas? E a imagem é de fácil compreensão? Será que as tatuagens possuem contorno adequado para o corpo?
Se as imagens respondem às suas necessidades, você deve ir conhecer o artista. Porque tatuagens são pessoais e é bom tatuar com alguém que lhe de confiança. Os artistas deverão ser abertos a responder suas perguntas. Eles devem participar dos seus comentários com entusiasmo para lhe dar incentivo e confiança. Se o artista não gostar de suas idéias, ou tentar lhe conduzir a algo que você não está procurando, então você pode estar no lugar errado. Encontre um artista quem vai dar a você o que você quer e permaneça fiel aos seus instintos. Nem todos os artistas de tatuagem são os mesmos o que pode levar você a várias viagens diferentes a estúdios, antes de encontrar o caminho certo. Tatuador perfeito não existe, mas existe uma tatuagem perfeita pra você!
5 – O estado de espírito.
Nunca faça uma tatuagem quando estiver deprimido/a, modernas técnicas trouxeram as tatuagens a níveis incríveis. Não há nenhuma razão para se fazer uma tatuagem que traga desagrados no futuro. No entanto, clientes insatisfeitos aparecem todos os dias. Uma razão para isto é clientes que se tatuam em estados de espírito não favoráveis. Às vezes, por serem impulsivo, estar em um embalo, querer provar algo para alguém, mesmo que seja uma prova de amor, isso não costuma dar muito certo, pois tatuagens são permanentes. Evite as “tatuagens de embalo ou moda”. Tenha certeza que você está emocionalmente preparado para receber sua tatuagem.
Dica: Nunca faça tatuagem sob a influência de drogas ou álcool.
6 – O respeito pelo tatuador
Não faça com que o profissional fique desenhando ou tirando desenhos por várias veze,s por motivo de suas indecisões, desagradável ficar desenhando, tirando, criando desenhos e sempre existe algo a ser mudado. Como eu citei anteriormente vá se tatuar com alguma idéia pré definida em mente. Se sua opção de escolha muda completamente a cada nova idéia, pode ter certeza que isso será frustrante ao tatuador, trará um desgaste que vai ser refletido no trabalho, pois ele terá na mente que por mais que ele faça, você não estará satisfeita devido as dúvidas pertinentes na pré definição do desenho, ou seja, perde-se o estimulo. Saiba o que você realmente deseja fazer e apresente uma idéia concreta sobre o tema.
Nunca cometa o erro de falar: “Olha você esqueceu de preencher aqui ou ali, ficou falhado aqui ou ali”.Isso subestima a capacidade do artista e tira completamente o estímulo, pois muitas vezes a seus olhos é difícil de compreender o porque de aquele local estar diferente do desenho original ou do que você compreende. Sem subestimar sua capacidade de entendimento, porém as fases da confecção de uma tatuagem é muito complexa, não é como desenhar em um superfície rígida. Tente fazer um desenho maneiro em uma bexiga e você vai entender o que estou querendo dizer. Se tiver alguma objeção, declare no final, nunca no desenrolar da confecção, salvo alguma nova idéia que você venha a ter e deseja uma mudança na cor mas uma vez definida as formas, confie no tatuador.
7 – Quanto devo gastar?
Lembre-se, tatuagem é uma obra de arte e assim sendo não existe uma tabela para isso. Este fator vai depender do local (loja), que você escolher, da reputação do tatuador, da infra-estrutura oferecida e principalmente da qualidade oferecida, estrutura física da loja e um fator não menos importante, o local a ser tatuado.Alguns tatuadores cobram valor diferenciado devido ao local a ser tatuado, ex: peito e costelas têm valores diferenciados pela dificuldade e perda excessiva de material na confecção do trabalho. Juntando todos esses fatores tenha em mente quanto você quer gastar.
Uma simples comparação: uma mulher em media gasta R$ 1000,00 por ano no cabeleireiro, e esse ciclo repete-se por toda a vida, não esqueça que a tatuagem é paga uma única vez e esse upgrade de beleza é para sempre. Então não economize na hora de escolher seu desenho. Você vai pagar uma única vez, não se arrependa posteriormente dizendo: “eu poderia ter feito um pouco maior” ou: “deveria ter escolhido aquele desenho “X” e não o fez por questão de valores.
8 – Higiene Pessoal
Outra coisa não tão importante mas que colabora para o sucesso da sua tatuagem, é a higiene pessoal do local a ser escolhido. Se você optar por um local “X” ou “Y” antes de você chegar na hora “H”, faça uma higiene pessoal adequada ao local a ser tatuado, pois é constrangedor para você e o tatuador certas situações, tipo ir fazer uma tatuagem no pé depois de um dia inteiro de trabalho e estar usando um calçado que dá o maior chulé.
Isso será desagradável para ambas as partes mesmo que se faça uma higienização no local, nada melhor do que você já vir preparada (o), com o local bem limpinho, cheiroso, use preferencialmente qualquer creme hidratante assim a pele estará suave e hidratada e conseqüentemente um resultado sera mais satisfatório pois uma pele hidratada se obtém outro resultado, mesmo que não seja no pé, como tomei como exemplo, isso é válido para outros locais tipo axilas, virilha etc.
9 – Na hora “H”
O grande dia chegou, é importante que você venha descansado/a e bem nutrido/a. Não fique na rua até tarde na noite do dia anterior à sua tatuagem. Você deve estar bem descansado, assim você pode se sentar e relaxar ainda mais. Também é útil ter comido uma boa refeição leve e substancial. Tatuados com o estômago vazio pode-se surgir diversos problemas, desde queda de pressão até náuseas. Quando você se sentar calmamente e descontraído, o tatuador pode concentrar-se em fazer um bom trabalho.
A dois resultados para uma tatuagem, um é para os que se sentam calmamente e assim permanecem, o outro é para aqueles que tomam um tempo precioso de energia, tanto de si como do tatuador. Certifique-se de ajudar o tatuador estando descontraído e evitando queixar-se aos movimentos da máquina de tatuar, é muito provável que tenha um efeito negativo sobre a sua tatuagem. Se você se sentar e cooperar com o seu tatuador, você estará orgulhoso de saber que você fez a sua parte para fazer com que a tatuagem saísse perfeita!
10 – Cuidar da sua nova Tattoo
Não está terminada até que a tatuagem esteja cicatrizada completamente. Após o tatuador ter feito seu trabalho, agora é a hora de você fazer o seu. Sua tatuagem terá perto de um mês antes que esteja completamente cicatrizada. Durante a primeira fase de cicatrização (cerca de 3 a 5 dias), você pode enfrentar desconforto, inchaço. Após o 3º dia, você deve lavar a sua nova tatuagem, pelo menos 4 ou 5 vezes por dia, com uma ligeira pasta de sabão antibacteriano, em seguida enxugar gentilmente sua tatuagem suavemente com uma toalha de papel.
A segunda e última etapa (3 – 4 semanas), também terá um grande efeito sobre o resto da vida da tatuagem. A tatuagem na sua cicatrização tende a secar e neste ponto é importante manter a sua tatuagem hidratada. Um bom produto vai ajudar a prevenir infecção. Embora alguns tatuadores recomendem diferentes conselhos para a cicatrização, a maioria irá concordar com três coisas básicas: manter sua tatuagem limpa, hidratada e protegidas da luz solar.
Dica: Evite cremes e loções que contêm fragrâncias, álcool, cores artificiais e outros ingredientes que podem irritar a tatuagem.
Confira mais sobre tatuagens no site Arte Tattoo que possui um acervo de mais de 2000 imagens de tatuagem nos mais diferentes estilos!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Saiba os cuidados que você precisa ter com sua tatuagem

A tatuagem sem dúvidas é a mais popular das body Modifications e a cada dia que passa maior é o numero de pessoas tatuadas pelas ruas e menor é o preconceito contra os tatuados.
Mas para que você tenha uma bela tatuagem da qual não tenha motivos para ter vergonha ou arrependimento é necessário alguns cuidados. Veja a seguir!
Filme plástico
Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia. Nosso corpo expele um excesso de pigmento nos três primeiros dias, o plástico impede que este excesso endureça em forma de crosta A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos.

Lavagem

Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.

Água

A água é um elemento importante para o processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.
IMPORTANTE Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Crosta

Não puxe a crosta. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as crostas para que “cicatrize logo” pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a crosta parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a crosta.

Alimentação

Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.
Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.
Resultados
Elementos que determinam o resultado da tatuagem:
  • ajuste da máquina: para contorno, a agulha deve penetrar aproximadamente, em torno de 1,7mm na pele. Para preenchimento também, mas eventualmente um pouco mais: 2,5mm. Estas medidas são aproximadas, e dependem do tatuador, do tipo de ponta e do tipo de traço pretendido.
  • frequência de vibração e força da máquina: máquinas fracas nem sempre conseguem introduzir a agulha na pele, conforme o local. Já a frequência, se for muito alta pode “rasgar” a pele ao invés de marcar o traço, e depois perde-se tinta na cicatrização.
  • qualidade das tintas: algumas tintas podem gerar alergia, dependendo do tipo de pele. Não há uma regra, mas há predominância do vermelho, por exemplo, entre os pigmentos que geram alergia. Mas todos podem gerar, dependendo da pessoa. Além disso, há no mercado muitas tintas para iniciantes, que são mais “lavadas”. O pigmento mais inócuo é o preto, por ser feito (nomalmente) à base de carvão de origem animal ou vegetal, e portanto, quimicamente muito estável.
  • tipo de pele e o local do corpo. Algumas pessoas incorporam mais a tinta, e outras eliminam quase toda a tinta.
  • procedimento: como foi executado o desenho.
  • Padrões de soldagem, textura e espessura das agulhas
  • Cor da pele. Mesmo em peles de tons médios, a tatuagem inicialmente fica bem colorida, mas depois o pigmento natural da pele (melanina), que é produzido acima da camada onde se aloja a tinta, cobre o desenho, escurecendo-o. Assim, este é outro motivo para evitar o sol.
  • Profissional: na verdade, ele é o responsável pela maior parte dos itens listados acima.
Deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorrem durante o processo de cicatrização.
Confira mais sobre tatuagens no site Arte Tattoo que possui um acervo de mais de 2000 imagens de tatuagem nos mais diferentes estilos!

Aprenda como cuidar de sua tatuagem

Como cuidar de uma tatuagem 



Após ser feita, uma tatuagem exige certos cuidados para que fique bela e mantenha todas as cores. Os cuidados a seguir garantirão que sua tatuagem tenha uma boa recuperação e que o trabalho tenha um resultado garantido:
  1. Mantenha a bandagem do tatuador por no mínimo de 3 horas e não mais do que 12 horas;
  2. Remover a bandagem debaixo de água corrente quente. Se a bandages estiver presa na tatuagem, remova-o sob água corrente, reduzindo assim o risco de danificar a tatuagem;
  3. Lave a tatuagem com um sabonete líquido neutro;
  4. Seque a tatuagem delicadamente com uma toalha limpa;
  5. Utilize uma pomada cicatrizante a base de vitamina A ou D de 3 a 6 vezes ao dia para que a tatuagem cicatrize saudavelmente em de 10 a 15 dias;
  6. Depois de alguns dias sua tatuagem começa a descascar devido à troca de pele natural do nosso corpo mas não se preocupe, ela não está desaparecendo. Nunca coce a tatuagem pois isso pode prejudicá-la.
Coisas para não fazer com uma nova tatuagem:
  1. Não pegue sol na tatuagem durante 3 semanas;
  2. Não arranhe ou coce;
  3. Não pegue banho de mar, piscina, lago, represa ou qualquer grande concentração de pessoas usando a mesma água durante 3 semanas pois há grande proliferação de bactérias;
  4. Não depile de maneira alguma o local da nova tatuagem enquanto ela não estiver totalmente cicatrizada;
  5. Não passe álcool, vaselina ou protetor solar sobre a tatuagem;
  6. Mesmo após cicatrizada, tome cuidado com excesso de sol na pele tatuada.

  7. Confira mais sobre tatuagens no site Arte Tattoo que possui um acervo de mais de 2000 imagens de tatuagem nos mais diferentes estilos!

Materiais necessários utilizados para tatuar

Qual o material utilizado para fazer uma tatuagem

O material utilizado para fazer uma tatuagem, apesar do pouco espaço que ocupa durante um trabalho, é bem extenso e vou falar aqui sobre cada item utilizado, desde os materiais descartáveis até os esterilizáveis.
Agulhas: As agulhas de tatuagem são afiadas a laser para garantir um fio perfeito e ao contrário do que muitos pensam, elas não são como agulhas de costura presas na máquina de tatuagem, são compostas de várias agulhas muito finas agrupadas e soldadas a uma aste, formando diferentes tipos de agulhas dependendo da necessidade da tatuagem:
Agulhas de traço: São compostas por de 3 a mais de 15 agulhas, agrupadas de forma a ter uma ponta fina e concentrada para a criação do contorno das tatuagens. Uma agulha mais fina (composta de 3 agulhas) será indicada a detalhes e uma agulha mais grossa, com mais de 7 agulhas (‘bucha’ ou ‘bold’) são mais usadas para traços grossos como os da marcação de tribais.

Agulhas de pintura: São normalmente soldadas lado a lado, ficando com o formato de um ‘pincel’, chamadas flat, existem também agulhas com a soldagem chamada magnum ela é soldada com 2 camadas de flat, geralmente separadas por algo como uma gilete. As agulhas para pintura são soldadas lado a lado para preencher muito mais espaço. São ótimas para sombras também, agridem menos o corpo, pois não vão tão fundo na pele.
As agulhas de tatuagem podem ser compradas já soldadas e esterilizadas, embaladas individualmente ou podem ser compradas em pequenas caixas com mil unidades únicas para que o próprio profissional solde manualmente e esterilize por meio do equipamento adequado. Agulhas de tatuagem são um material de uso único, além dos riscos de transmissão de doenças e infecções a agulha perde o fio após o uso o que a torna inútil em uma reutilização.
As agulhas são soldadas a hastes de aço que são esterilizadas para reutilização por não terem contato direto com a pele do cliente.
Biqueiras: As agulhas de tatuagem, após soldadas passam por dentro de um tubo de aço cirúrgico com uma ponta no formato da agulha (quase como o grafite de uma lapiseira passa por dentro da mesma).  Esse tubo é chamado de biqueira, além de manter a agulha alinhada na máquina de tatuagem ele permite ao tatuador poder segurar com firmeza a máquina por normalmente ser como uma caneta bem grossa, dando maior controle do profissional sobre sua máquina.
As biqueiras podem ser esterilizadas em autoclave e armazenadas em embalagens especiais para economizar tempo. Cada biqueira é indicada para um tipo de agulha, indo das de traço mais fino as de pintura mais largas.
A máquina de tatuagem: A máquina de tatuagem elétrica moderna é muito diferente da máquina inventada por Samuel O’Reilly em 1891. A máquina de O’Reilly foi baseada naimpressora autográfica, uma máquina de gravação inventada por Thomas Edison. Edison criou a impressora para gravar sobre superfícies duras. Máquinas de tatuagem modernas usam  bobinas eletromagnéticas.  A primeira máquina de bobinas foi patenteado por Thomas Riley, em Londres , 1891 usando uma única bobina. A primeira máquina de  bobina dupla, a antecessora da configuração moderna, foi inventada por outro inglês, Alfred Charles, sul de Londres, em 1899.
A máquina moderna de tatuagem é capaz de inserir a agulha na pele de 80 a 150 vezes por segundo e é composta das seguintes peças:
  1. Bobinas: que produzem a F.E.M. para puxar o suporte da agulha.
  2.  Chassi: local onde todas as peças da máquina são encaixadas.
  3.  Mola dianteira: estabelece o tempo entre “liga e desliga” da chave do relê, de acordo com sua flexibilidade.
  4.  Mola traseira: estabelece a tensão certa ao suporte da agulha.
  5.  Posto de cima: regula a velocidade da máquina e a abertura da chave do relê.
  6.  Suporte de agulhas: é nele onde a haste da agulha encaixa-se e movimenta-se.
  7.  Capacitor eletrolítico: esta peça elimina a energia cinética nas bobinas entre o “liga e desliga” do relê, economizando a própria máquina.
  8.  Chave de relê: usa-se a Chave de relê para regulagem da máquina, conforme enrosca-se a Chave de relê maior é a quantidade de batidas da máquina por segundo, ou menor é o golpe da máquina.
  9.  Trava de tubo: como o próprio nome já diz, usa-se a Trava de tubo para travar o Tubo da Biqueira na máquina.
  10.  Engate do tubo: parte do Chassi da máquina onde se engata o Tubo da Biqueira.
  11.  Posto traseiro: parte do Chassi onde se encaixa o Clip-cord, componente que transmite a energia elétrica da fonte até a maquina de tatuar.
Para a máquina moderna de tatuagem funcionar são necessários alguns equipamentos. O pedal ou pedaleira é usado para liberar ou cortar energia da maquina de tatuar. O Clip-cord é um fio plugado na fonte e ligado à máquina, é o condutor da energia da fonte até a máquina. A fonte é um aparelho capaz de regular a amperagem e voltagem que será destinada à máquina. Estes são os componentes necessários para o funcionamento da máquina de tatuar moderna, independente do modelo.

Encontram-se no mercado outros produtos também destinados à máquina de tatuar como suportes e embalagens esterilizadas.
Após esterilizadas as biqueiras e hastes e soldadas as agulhas nas mesmas, o tatuador deve montar a máquina de tatuagem e regular tanto a voltagem da fonte de energia quanto a tensão das molas, além de alinhar a ponta da agulha com a ponta da biqueira pois para garantir um traço preciso é necessário que haja a quantidade certa de agulha saindo pela biqueira.
No vídeo abaixo podemos ver (em inglês) como é a montagem de uma máquina de tatuagem moderna desde o princípio.

Como o material de tatuagem é esterilizado 

Tanto biqueiras quanto hastes devem passar por um processo complexo e muito importante de esterilização pois terão contato novamente com outras pessoas. NUNCA permita que um tatuador utilize uma agulha já usada em você, se possível sempre exija que ele tire a agulha da embalagem na sua frente pois o correto é que as agulhas, após soldadas nas hastes, sejam embaladas em uma embalagem celada.
Voltando ao processo de esterilização do material reutilizável, irei resumir aqui os equipamentos que um estúdio precisa ter para garantir total controle de infecção do material utilizado para fazer uma tatuagem. Descreverei melhor o processo de esterilização em um texto futuro pois o assunto é bem extenso e este post já está longo.
ÁGUA  - O processo de esterilização dos bicos e hastes de tatuagem começam com água, logo após o descarte da agulha em um receptáculo específico para lixo hospitalar obrigatório em todos os estúdios, aqui no Brasil o mais usado é a caixa amarela da empresa Descarpack;
LAVADORA DE ULTRA-SOM – É o equipamento usado no segundo estágio da esterilização de materiais para tatuagem, ela utiliza ultra-som e água para remover toda a tinta dos bicos de tatuagem sem risco de prejudicar as peças;
ENVELOPES SELADOS – Após passar pela lavadora de ultra-som as peças da máquina de tatuagem devem ser colocadas dentro de envelopes especiais para esterilização que podem ser selados por meio de seladoras térmicas ou bordas adesivadas para selar por completo o que ficar dentro deles. Estes envelopes tem uma parte que muda de cor quando o processo de esterilização está completo.
AUTOCLAVE – A autoclave é o equipamento principal do processo de esterilização por contar com uma combinação de calor e pressão para a limpeza dos materiais, tanto de tatuagem quanto os usados para a colocação de piercings. Ela alcança temperaturas superiores a 270 graus e 18 PSI de pressão o que é suficiente para eliminar bactérias e vírus que possam ter vindo do sangue de algum cliente. Normalmente os materiais precisar de apenas uma hora na autoclave para ficarem livres de riscos biológicos. Vale lembrar que mesmo a autoclave pode sofrer infecções e que para evitar este desconforto ela deve passar por teses de contaminação semanalmente.

A tinta de tatuagem 

A Tinta de tatuagem é na verdade um pigmento (geralmente sais de metal ou mesmo plásticos) suspensos em uma solução de transporte que mantém os pigmentos misturados uniformemente, aplicáveis ​​e limpos. Cada cor tem uma constituição diferente e somente um químico experiente pode desenvolver tintas para tatuagem.

Materiais de segurança para uma tatuagem 

O tatuador precisa utilizar outros materiais que protegem tanto a sua própria saúde quanto a do cliente. Luvas cirúrgicas, avental e máscara cirúrgica são indispensáveis, além do uso de óculos de proteção e mesmo a impermeabilização dos braços por meio de filme de PVC para anular qualquer possibilidade de contato direto com o corpo do cliente.

Outros materiais utilizados em uma tatuagem 

Batoques (pequenos recipientes para cada cor de tinta), toalhas de papel (para remoção de excessos de tinta sobre a pele), material para decalque (lápis cópia, papel manteiga, marcadores), borrifador de água e uma maca cirúrgica são materiais também utilizados em uma tatuagem.

Confira mais sobre tatuagens no site Arte Tattoo que possui um acervo de mais de 2000 imagens de tatuagem nos mais diferentes estilos!

Conheça a História da tatuagem

A tatuagem nas civilizações antigas

Os Pictus, do Norte Europeu, se tatuavam por acreditar que as tatuagens lhes davam força e que os desenhos ficavam marcados em suas almas para seus antepassados os reconhecerem após a morte. O povo Maori, da Nova Zelândia, Polinésia, Filipinas e Indonésia tatuavam-se em rituais religiosos, destacando-se pelo Moko, tatuagem tradicional feita no pescoço.Os povos Celtas e Vikings, os dinamarqueses, os normandos e os saxões, também desenvolveram os seus próprios estilos de tatuagem.
Para os Samoanos, o ato de pintar o corpo marcava a passagem da infância para a maioridade. A Idade Média baniu a tatuagem da Europa, com o argumento de que era “coisa do demônio”. Qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos. Essas pessoas eram perseguidas, aprisionadas e mortas em fogueiras pela inquisição a mando dos senhores feudais que queria exterminar possíveis “redentores do povo”.No Japão feudal as tatuagens eram usadas como forma de punição, tornando-se sinônimo de criminalidade. Para o japonês, muito preocupado com sua posição na sociedade, ser tatuado era pior do que a morte. Mais tarde, na Era Tokugawa, época de intensa repressão, ser criminoso se tornou sinônimo de resistência, popularizando a tatuagem. Foi nessa época que surgiu a Yakuza, a máfia japonesa, cujos membros têm os corpos todos pintados em sinal de lealdade e sacrifício à organização e simbolizando a sua oposição ao regime. Os chineses acreditavam que as tatuagens desviavam o mal de quem as possuía e marcavam a pele com labirintos sinuosos para confundir os olhos do inimigo.
Na América, tanto as tribos indígenas dos Estados Unidos, quanto as civilizações Maias e Astecas, eram praticantes da tatuagem. Para os Índios Sioux, tatuar o corpo servia como uma expressão religiosa e mágica. Eles acreditavam que após a morte, uma divindade aguardava a chegada da alma e exigia ver as tatuagens do índio para lhe dar passagem ao paraíso. Um pouco mais próximo da linha do equador, Cortez se espantou com o fato dos Maias praticarem o culto dos deuses de pedra. Mais ainda, estes povos tinham o costume de gravar as imagens dos seus deuses na própria pele. Apesar dos europeus terem desenvolvido a tatuagem com os Celtas e os povos bárbaros, os conquistadores nunca tinham visto uma tatuagem antes, o que ajudou a qualificarem os Maias de “adoradores do diabo” e os massacrarem pelo seu ouro.

Como a tatuagem chegou ao ocidente

O contato dos europeus com as culturas do pacífico foi a responsável pelo crescimento da tatuagem no ocidente durante o século XVIII.  Na segunda metade do século XIX, as tatuagens viraram moda entre a realeza européia.No final do  século XIX, a febre da tatuagem espalhou-se na Inglaterra . Graças à prática dos marinheiros ingleses em tatuarem-se vários segmentos da sociedade inglesa se tornaram adeptos da arte. Mas mesmo com a realeza tendo sido tatuada, a maioria das pessoas insistia em associar o ato de tatuar com uma propensão à criminalidade e marginalidade. Outros interpretavam a penetração da carne como uma tendência à homossexualidade.
A palavra tatuagem origina-se do inglês tattoo. O pai da palavra “tattoo” foi o capitão James Cook , que escreveu em seu diário a palavra “tattow”, também conhecida como “tatau”, uma onomatopéia do som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas, no qual batiam com uma espécie de martelinho de madeira para introduzir a tinta na pele.
A partir de 1920 a tatuagem foi ficando mais  comercial, tornando-se mais popular entre americanos e europeus. Surgindo uma gama de tatuadores que eram artisticamente ambiciosos. Eles acharam muitos clientes nas décadas de 1950 e 1960. Durante muito tempo, nos Estados Unidos, a tatuagem esteve associada a classes sócio-econômicas mais baixas, aos militares, aos marinheiros, às prostitutas e aos criminosos.

Como a tatuagem chegou ao Brasil

A tatuagem elétrica chegou ao Brasil em junho de 1959, através do dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen”, que ficou conhecido como “Lucky Tattoo”. Knud dizia que suas tatuagens davam sorte, e em menos de seis meses, Lucky já era notícia de TV. Na foto ao lado, Lucky faz mais um trabalho. Note que naquele tempo, o uso de luvas não era considerado necessário pois doenças como a AIDS e Hepetite não era bem difundido e cuidados nunca eram tomados.

Confira mais sobre tatuagens no site Arte Tattoo que possui um acervo de mais de 2000 imagens de tatuagem nos mais diferentes estilos!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Shoes and Tattoo 16


Shoes and Tattoo 15


Shoes and Tattoo 14


Shoes and Tattoo 13


Shoes and Tattoo 12


Shoes and Tattoo 11


Shoes and Tattoo 10


Shoes and Tattoo 9


Shoes and Tattoo 8


Shoes and Tattoo 7


Shoes and Tattoo 6


Shoes and Tattoo 5


Shoes and Tattoo 4


Shoes and Tattoo 3


Shoes and Tattoo 2


Shoes and Tattoo1